“Encostas do Rabaçal” conquista Ouro e Prata em concurso internacional
A Adega Cooperativa de Valpaços soma e segue. Todos os anos soma títulos pela qualidade dos sucos ali produzidos e os mais recentes vieram do Concurso Internacional de Vinhos de Montanha,...
5/8/2011 in Diário Atual
Adega Cooperativa de Valpaços distinguida em concurso de vinhos
A Adega Cooperativa de Valpaços acaba de ser distinguida com dois prémios nos seus excelentes vinhos, uma medalha de ouro e outra de prata no concurso de vinhos de montanha em It&aacu...
4/8/2011 in Confagri
Sete prendas no sapatinho
A Adega Cooperativa de Valpaços portou-se bem e o Pai Natal já lhe pôs sete prémios no sapatinho, presentes que vieram de um concurso mundial.
21/12/2010 in Diário Atual
Sete vinhos premiados em concurso mundial
Adega satisfeita com resultados obtidos no "Wine Masters Challange 2010".
Expansão Internacional na Mira
Adega Cooperativa de Valpaços – Luís Sousa, o presidente da direcção, fala da casa de dois mil associados, que esta época colheram mais de 4 milhões e...
4/11/2010 in Diário Atual
Adega Cooperativa de Valpaços premiada no Wine Master Challenge
A Adega Cooperativa de Valpaços arrecadou vários prémios no Wine Master Challenge, evento internacional de vinhos.
24/9/2010 in Adega Cooperativa de Valpaços
Parceria entre Águas de Carvalhelhos e Adega Cooperativa de Valpaços
Vento Norte é o nome da parceria comercial estabelecida entre a Adega Cooperativa de Valpaços e a empresa Águas de Carvalhelhos.
19/5/2010 in Alto Tâmega TV
Espumante São Pedrinho
A Adega Cooperativa de Valpaços criou um vinho espumante monovarietal feito com uma das mais nobres castas transmontanas, mas um pouco esquecida: a "Códega do Larinho".
Primeiro Espumante Feito com Códega do Larinho
Provavelmente, a Adega Cooperativa de Valpaços foi a primeira na região de Trás-os-Montes a elaborar um vinho espumante monovarietal feito com uma das mais nobres castas transmontanas,...

Turismo

O concelho de Valpaços situa-se numa zona de planalto cortada por uma intensa rede hidrográfica com um clima caracterizado por invernos muito rigorosos e verões muito quentes e secos, no distrito de Vila Real.

A beleza da paisagem e a austeridade do clima aliam-se à excelente gastronomia e à gentileza das pessoas para bem receber todos aqueles que visitam as terras de Valpaços.

Recomenda-se aos visitantes do concelho de Valpaços o passeio pedreste pela suas comunidades rurais aproveitando os percursos pedrestes que o concelho possui.

Ente esse percursos pode ser destacado o percurso apelidado“ Vias Augustas XVII”.

O percurso pedestre “ Vias Augustas XVII”, está inserido no trajecto das Vias Augustas XVII, a rota romana tem uma extensão de 800 km e abrange um total de 18 cidades (Portugal e Espanha).

troço que percorre o concelho de Valpaços tem uma extensão de 19 km e atravessa as freguesias de Friões (Mosteiró de Cima e Barracão), Ervões (Sá), Vilarandelo (Vilarandelo), Valpaços (Lagoas) e Possacos (Possacos).
O percurso está repleto de história, despertando um sentimento de regresso ao passado, onde as calçadas e pontes romanas nos convidam á evasão. A paisagem compartimentada entre espaços agrícolas e pequenas matas reflecte a elevada biodiversidade de fauna e flora, onde é possível observar, e sobretudo ouvir, uma elevada diversidade de espécies. A aguarela de cores da paisagem está presente ao longo de todo o ano, sendo um espaço com um cenário de natureza ímpar.

Ficha Técnica do Percurso Pedestre das Vias Augustas


Tipo de percurso: Grande Rota por núcleos rurais
Distância a percorrer: 19654 m 
Duração do percurso: Aproximadamente 6 horas
Nível de Dificuldade: Médio
Desníveis: Mediamente acentuados
Altimetria: Ponto mais alto – 808 m
Ponto mais baixo – 330 m
Especificidades: O percurso pedestre está homologado de acordo com as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. É portanto um percurso pedestre sinalizado permitindo orientação ao longo de todo o troço.